Teste Hidrostático em cilindro de ar respirável e cilindros de gás em geral
A R2 Safety possui pessoal treinado para realização de teste hidrostático em cilindro até 50 litros 200 bar, 300 bar e 500 bar conforme as NBR (Norma Brasileira regulamentadora):
- NBR 13243 – Ensaio hidrostático pelo método camisa d’água
- NBR 12274 – Inspeção em cilindros de aço sem costura para gases.
- NBR 11623 – Cilindros transportáveis para gás – Inspeção periódica e ensaio de cilindros compósito para gás.
A R2 Safety também é capacitada para inspeção e certificação em respiradores autônomos no mais alto padrão de segurança para sua unidade conforme normas nacionais e internacionais. Serviço diferenciado, sem igual no mercado.
Conforme Normas NBR 13243, NBR 12274 E NBR 11623
Os cilindros que fornecem ar para respirar são mais comumente usados em aparelhos respiratórios autônomos (SCBA) em conformidade com a National Fire Protection Association (NFPA) e NBR 13716 no Brasil . A NFPA reconhece os requisitos de teste do DOT em seu padrão de seleção, cuidado e manutenção de SCBA (NFPA 1852). Um teste hidrostático é um método para validar a integridade estrutural e a segurança de um cilindro durante sua vida útil. O material do cilindro SCBA (isto é, aço, alumínio, compósito) dita a frequência necessária de teste e a vida útil geral do cilindro.
Durante um teste hidrostático, um cilindro SCBA é examinado para garantir que pode manter com segurança sua pressão nominal. Este teste regular é crucial porque os cilindros SCBA, ou qualquer cilindro de gás comprimido, pode se romper se houver degradação da integridade estrutural. Um teste hidrostático consiste em encher o cilindro com um líquido quase incompressível, na maioria dos casos água, pressurizar o cilindro e examiná-lo em busca de vazamentos ou mudanças permanentes de forma.
Frequência de Requalificação (teste hidrostático) e Vida Útil do Cilindro
Quando se trata da frequência de teste hidrostático em cilindro e vida útil dos cilindros SCBA, nem todas as respostas são encontradas dentro das diretrizes 49 CFR do DOT. Na Parte 180.205 (c), ela afirma: “Cada cilindro com uma marcação de especificação DOT deve ser requalificado e marcado conforme especificado na Tabela de Requalificação nesta subparte. Cada cilindro com um número de permissão especial DOT deve ser requalificado e marcado em conformidade com esta seção e os termos da permissão especial aplicável. ”
Os cilindros SCBA de aço e alumínio que são cilindros com especificação DOT são marcados como “3AA” para aço e “3AL” para alumínio. Para esses cilindros, o DOT requer requalificação a cada cinco anos. Detalhes sobre a qualificação periódica dos cilindros (especificação do cilindro, teste mínimo pressão e o período de requalificação) são dados em 49 CFR 180.209.
A NBR 12274 por sua vez menciona em seu anexo A, a periodicidade para teste hidrostático de cilindros de aço de 2 anos para aplicação marítima quando sem VPRM (Válvula de pressão residual mínima).
O DOT não especifica uma vida útil para cilindros de aço e alumínio, mas o CGA permite sua reutilização indefinidamente, desde que continuem a passar pelas inspeções hidrostáticas e visuais a cada cinco ou dois anos (aplicação marítima sem VPRM).
Tire suas dúvidas
De acordo com 49 CFR 180.213 e NBR’s acima mencionadas, nos cilindros devem ser clara e permanentemente marcados no metal do cilindro com a data em que o cilindro foi fabricado e a (s) data (s) dos testes hidrostáticos subsequentes. Cilindros de fibra de carbono (compósito) terão uma etiqueta aplicada perto da marcação original da data do teste. É muito importante verificar as datas de reteste válidas antes de reabastecer os cilindros.
Na R2 Safety, dispomos de maquinário e pessoal técnico qualificado para realização de teste hidrostático em cilindros variadas pressões e tamanhos.
Na R2 Safety, dispomos de maquinário e pessoal técnico qualificado para realização de teste hidrostático em cilindros variadas pressões e tamanhos. Fale conosco agora mesmo e peça um orçamento.